PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos

O que é o PGR?


O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) engloba um conjunto de ações que visam promover medidas de Segurança e Saúde no Trabalho, proporcionando um processo de melhoria contínua na empresa. Ele foi criado para substituir o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

O que é a NR1?


Essa Norma Regulamentadora determina os direitos e deveres dos envolvidos na relação de trabalho. Sua principal finalidade é garantir que as empresas criem um plano de ação com base no inventário de riscos, além de demonstrar a interface entre outros programas da empresa, que visam à promoção da segurança e saúde no trabalho.

A NR1 estabelece que a organização deve, por meio do PGR:

• evitar os riscos ocupacionais que possam ser originados no trabalho;
• identificar os perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde;
• avaliar os riscos ocupacionais, indicando o nível de risco;
• classificar os riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção;
• implementar medidas de prevenção, de acordo com a classificação de risco, respeitando a hierarquia de controles;
• acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.

 

Tem interesse neste serviço?  Entre em contato conosco.
plugins premium WordPress