(55) 3026.8911
De segunda às sexta
das 8h às 12h e das 13:30min às 17:30min
Rua José Bonifácio, 2355 13º Andar - Sala 1313 - Centro - Santa Maria/RS - CEP: 97015-450
Área do Cliente
Cametra Medicina do Trabalho - Santa Maria, RS

PPRA | PCMSO

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Tem como objetivo principal a promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, com o caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos relacionados à saúde do trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

O PCMSO tem como finalidade promover, com base nos riscos identificados no PPRA, a monitoração e preservação da Saúde Ocupacional através de realização dos exames admissionais, periódicos, demissionais, mudança de função, retorno ao trabalho por meio da emissão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional).


PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Tem como objetivo à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Segundo a NR9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais do MTE, as ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.

O PPRA deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura:
a) Planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma;
b) Estratégia e metodologia de ação;
c) Forma do registro, manutenção e divulgação dos dados;
d) Periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

O desenvolvimento do PPRA consiste em:
1) Levantamento qualitativo de riscos ambientais (Físico, Químico, Biológico) e de não conformidade, por meio de análise das ocupações exercidas.
2) Avaliação de Riscos de Acidentes a que os trabalhadores estão expostos como instalações, edificações, eletricidade e condições sanitárias.
3) Quadro de planejamento anual, referente a recomendações em Segurança no Trabalho.
4) Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia.
5) Monitoramento da exposição aos riscos.
6) Registro e divulgação dos dados.

Tempo médio de produção dos programas na CAMETRA é de 30(trinta) dias, podendo variar de acordo com a necessidades de avaliações Quantitaivas para elaboração dos mesmos.

"Para mais detalhes, ligue para (55) 3026-8911, envie um e-mail para comercial@cametra.com.br ou preencha o formulário abaixo!"

TEM INTERESSE NESTE SERVIÇO? ENTRE EM CONTATO CONOSCO!